Para qualquer questão, esclerecimento ou sugestão.
As franquias vieram para ficar, com propostas aliciantes, ofertas de modelos de negócio pré-determinados, marcas consolidadas e penetração de mercado facilitada. Em geral, a taxa de sucesso para franquias é comparável a empresas independentes, nas quais o sucesso de cada unidade de franquia depende da soma de vários fatores, incluindo localização e dinâmica do mercado, juntamente com a ética de trabalho e conhecimento de negócios do
proprietário da franquia. De acordo com os Censos de Franchising respeitantes ao ano 2019, agora divulgados pela APF, o crescimento das franquias ultrapassou os 11 milhões de euros naquele ano, o que corresponde a 5,8% do PIB nacional e 2,3% do tecido empresarial português. Uma das principais vantagens de trabalhar com uma franquia é que o modelo de negócio desenhado pelo Franchisador une o desejo de ter o seu próprio negócio à oportunidade de
actuar com uma marca consolidada, reconhecida ou com um potencial de desenvolvimento. Isto unido a uma boa capacidade de gestão pode incrementar exponencialmente a probabilidade de sucesso do seu novo negócio.
Clique aqui se quiser conhecer mais sobre as franquias e as suas vantagens:
https://kimo.pt/o-que-e-uma-franquia-e-quais-as-suas-vantagens
Decidiu que Franquias encaixam-lhe que nem uma luva mas não sabe como escolher a certa?
Sem dúvida, quando nos aventuramos na viagem curso à criação do nosso próprio negócio aliado a uma rede de franquias, é necessário ter alguns cuidados antes de escolher a franquia certa e iniciar.
É uma decisão importante, no entanto, quando se faz uma escolha assertiva alinhada com as nossas expectativas, perfil e competência, podemos minimizar o risco associado ao investimento e à rentabilidade.
No entanto, para que esse modelo de negócio não se transforme numa tremenda dor de cabeça, damos-lhes algumas sugestões antes de eleger o seu Franchising.
1 – ANÁLISE PESSOAL
Assim como em todas novas metas a que nos propomos, é necessário analisar o nosso ponto de partida e qual o nosso ponto de chegada para conseguirmos medir níveis de dificuldade no trajecto. Precisamos entender o nosso ponto de situação pessoal para aumentarmos a nossa taxa de sucesso. Experimente responder às seguintes perguntas:
• O que gosta de fazer em termos pessoais/profissionais?
• Tem as competências necessárias para iniciar este negócio? • Quais são as expectativas de futuro?
• Qual é a sua disponibilidade em termos de tempo e financeiro para este projecto?
• Tem flexibilidade para aceitar regras, normas e modelos desenhados pelo Franchisador?
Estas respostas podem ser o factor diferenciador entre estarmos ou não a fazer algo que encaixe
com as nossas expectativas de vida e crescimento pessoal, e portante se torne mais simples de
encaixar com o nosso dia-a-dia.
2 – MERCADO DE ATUAÇÃO
Após análise pessoal completa, passamos agora a analisar a nossa envolvência. É muito importante conhecer e termos expectativas realísticas da zona onde queremos abrir o nosso negócio. Abrir uma franquia de um talho numa aldeia predominantemente vegetariana pode não ser a opção mais acertada.
• Quais são as áreas de actividade que poderão ter sucesso onde se pretende estabelecer?
• Qual é o poder financeiro e económico da população da região onde vai iniciar o seu negócio?
3 – DISPONIBILIDADE FINANCEIRA
Começar um negócio sem ter uma ideia da nossa capacidade de investimento e dos riscos que temos, da capacidade de afrontar até termos sucesso, pode resultar numa jugada bastante arriscada. Analisar e alinhar a sua disponibilidade é a dos seus sócios pode evitar maus momentos para si, e para os seus.
• Qual é a sua disponibilidade financeira para investir?
• Tem capacidade financeira para superar algum tempo (primeiros meses) sem nenhuma remuneração?
• Faça uma análise de todos os riscos de negócio e o prazo de retorno do investimento.
4 – OPORTUNIDADES
Já que temos as perguntas mais difíceis respondidas, chegou o momento de procurar as oportunidades que temos.
Para isso podemos:
1. Obtenha informações sobre o franchisador relativamente ao suporte disponibilizado à
franquia e a credibilidade da marca.
5 – FRANCHISADOR
Uma vez já tenha pré-selecionado a franquia que mais gosta:
1. Obtenha informações sobre o franchisador relativamente ao suporte disponibilizado à franquia e a credibilidade da marca.
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