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O QUE É UMA FRANQUIA E QUAIS AS SUAS VANTAGENS?

O conceito de franquias deixa-o intrigado, mas não tem a certeza se é o investimento certo para
si? Está no lugar certo!
Neste artigo iremos partilhar consigo o que são as franquias, descomplicando este sistema de
negócio, vamos ainda falar sobre as suas vantagens e dar-lhe uma boa base de conhecimento à
medida que avança na sua jornada como investidor e quem sabe, até tornar-se um franqueado.

Origem das Franquias
Geralmente quando falamos de franquias, a primeira empresa que nos vem à mente é a
McDonald’s e com muita razão. Esta empresa conseguiu pegar num pequeno negócio e torná-lo
num gigante do fast-food. Terão sido eles quem criou a estratégia de franquias? A resposta curta
é, não.
Acredita-se que o conceito moderno de franquia se tenha originado na década de 1850 com Isaac
Singer. Singer estava a procurar uma maneira de distribuir as suas máquinas de costura fora da sua
área local, mas ao mesmo tempo, queria manter os seus clientes instruídos sobre como usar as
suas máquinas da maneira mais adequada. Não conseguindo estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, começou a vender licenças de
exploração a empresários selecionados em diferentes partes do país. Essa tática de negócio
provou ser a antecessora do que conhecemos como o atual contrato de franquia.


O que é uma franquia?
Uma franquia é um método de distribuição de produtos ou serviços envolvendo um franqueador,
que estabelece a marca e um sistema de negócio, e um franqueado, o qual passa a estar
autorizado a explorar a marca, a experiência, patentes ou infraestruturas estabelecidas pelo
franqueador, por meio de royalties e muitas vezes com um valor de entrada no negócio.
Na sua essência, o preço associado a uma franquia é calculado a partir do valor da marca do
franqueador e da forma como este apoia e se relaciona com os seus franqueados.
Ao selecionar um sistema de franquia para investir, o franqueado deve avaliar o suporte que
receberá e como o franqueador está a gerir a evolução dos produtos e serviços disponibilizados.
Este deverá acompanhar as mudanças nas expectativas dos clientes e do mercado.
Em regra geral o franqueado recebe do franqueador suporte para a seleção e desenvolvimento do
local, manuais operacionais, formação, padrões de marca, controlo de qualidade, estratégia de
marketing e suporte de consultoria de negócios.

“Não se preocupe com o fracasso;
só precisa estar certo uma vez. ”

—Drew Houston, fundador e CEO da Dropbox

Quais são as vantagens de uma franquia?
Não é nenhuma surpresa que muitos investidores ao considerar a abertura de um negócio, optam
por ingressar numa franquia, pois há uma série de vantagens neste setor.

O principal benefício de se tornar um franqueado é que o negócio terá um produto ou serviço
pré-estabelecido e uma marca amadurecida.
Já existe um sistema de negócios viável o qual já foi
previamente desenvolvido, estabelecido e testado. Os erros que se cometem na abertura de um
novo negócio já se encontram corrigidos.

Outros benefícios comuns à franquia incluem:
• Uma ligação de confiança pré-existente entre os clientes e a marca, em que esta é capaz
de responder às suas expectativas, as quais foram definidas e mantidas pelo franqueador.
Os demais franqueados da rede da franquia contam uns com os outros para garantir que
essas expectativas são cumpridas.
• Os franqueadores fornecem sistemas, ferramentas e suporte para que os seus
franqueados tenham a capacidade de cumprir os padrões da marca e garantir a satisfação
do cliente.
• Todas as franquias da rede trabalham em conjunto para aumentar a reputação geral da
marca e para o crescimento da sua área de mercado. O que faz que quando um
franqueado cresce, todos os incluídos na rede são favorecidos.
• Uma marca reconhecida, apoio à seleção e desenvolvimento do local de implantação,
pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços, suporte de campo, marketing e
formação inicial e contínua para toda a equipa da franquia.

A franquia é como um barco onde todos os intervenientes devem remar de forma organizada e
sincronizada, ao ritmo do franqueador. Quando isto acontece, o barco avança a grandes
velocidades, no entanto, quando alguém falha em seguir os padrões definidos, toda a estrutura
tende a sofrer.
Torna-se importante a aplicação rotineira e eficaz dos padrões do sistema definidos pelo
franqueador, a fim de se favorecer o crescimento e proteger os franqueados.
Quando os clientes finais são presenteados com uma marca que funciona como uma cadeia de
operações em que os produtos e/ou serviços são fornecidos de uma forma coerente ao longo da
rede, todo o sistema beneficia e as expetativas do cliente são mantidas.

Conclusão
Resumidamente, uma franquia é uma relação contratual entre um franqueador e um franqueado
que permite ao proprietário da empresa usar a marca já amadurecida do franqueador e o método
para desenvolver o negócio.
Serão as franquias o tipo de investimento certo para si? Ou ainda tem questões adicionais que
ficaram por responder antes de tomar uma decisão?
No nosso blog queremos continuar a dar-lhe as respostas que procura neste mundo
entusiasmante das franquias, de onde a KIMO Portugal também faz parte.
E se quiser saber mais, não hesite também em deixar-nos um comentário. Queremos saber a sua
opinião

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